Figures, como comprar.

| 11.09.2012


Comprar por aqui ou importar?

A pergunta mais importante a ser respondida. Vez ou outra eu recebo e-mail de gente me perguntando se tal figure que fulano viu na Liberdade tá com preço bom, ou alguém dizendo que comprou a figure x por xx reais em algum evento e perguntando se fez bom negócio, etc. Acontece que a realidade é a seguinte: as pessoas que vendem figures de anime e mangá por aqui supervalorizam DEMAIS o preço desses produtos. Quando estamos falando de lojas oficiais, sabemos que tem encargos tributários e custo de manutenção que encarecem o produto, perfeito. Porém, sabemos que a maioria dos vendedores de figures por aqui ou atuam na internet ou em eventos de anime de forma “alternativa”. Ou seja, não há impostos ou custos extras demais. Os preços praticados por aqui, então, ficam irreais e impraticáveis para a grande maioria. Isso porque figures já não é um hobby baratinho.

Então a resposta à pergunta acima é IMPORTEM! Decidido isso, vamos à próxima pergunta…

Importar da onde?

A segunda pergunta mais importante a ser respondida. Temos que tomar muito cuidado com a procedência de nossas futuras figures. Anúncios de sites como ebay podem impressionar e as vezes é possível sim achar bons negócios por lá, vindos da China, por exemplo, mas só comprem de vendedores MUITO BEM QUALIFICADO. Se não o fizerem vocês poderão acabar com um produto falsificado em mãos e ficarão muito tristes ao constatarem esse fato. Acreditem, aconteceu comigo uma única vez quando estava começando nesse hobby.
Para garantir a segurança das figures e um preço camarada, depois de anos, a conclusão é única. O melhor lugar para se comprar figures é na loja online AmiAmi.

Mas por quê a AmiAmi?

AmiAmi é uma loja japonesa, tradicional, cheia de parceiros e que vende figures para dentro e fora do japão há séculos! O site é todo em inglês e o catálogo abrange figures de todos os tipos e um monte de outros colecionáveis. Vale a pena explorar.Além disso, o serviço deles é extremamente competente. A partir do momento em que a figure é liberada, eles rapidamente embalam e enviam pra você. Por algum motivo, inclusive, as encomendas tendem a chegar bem rápido. Normalmente em cerca de 3 semanas no frete mais barato.

Falando em frete… qual escolher?

Ao comprar uma figure pela AmiAmi existem quatro opções disponíveis para nós: SAL Unregistered, SAL Registered, Airmail e EMS.

SAL Unregistered e Registered

É o modelo de frete que eu normalmente escolho. É o mais em conta e minhas encomendas chegam em cerca de 3-4 semanas na minha casa. Nunca tive problema com ela. E a diferença entre Unregistered e Registered é que uma vem sem registro e a outra vem com registro (aquele código pra você rastrear sua encomenda). É um registro simples que funciona no site dos Correios daqui. Eu só peço registrado quando é uma figure um pouco mais cara, por segurança. No geral, vai sem registro mesmo. Claro que o registrado é um pouco mais caro.

Airmail

O modelo de frete mais inútil. Ele é consideravelmente mais caro que o SAL e para o Brasil leva um pouquinho menos de tempo para chegar. Não vale nem um pouco a pena. Tem registro.

EMS

O serviço expresso. É BEM MAIS CARO que todos os outros, normalmente será do preço das suas figures ou até mais caro. Mas sim, chega BEM rápido. O maior problema é que nesse modo, a chance de ser pego pela alfândega e você ainda ter que pagar imposto é bem alta, mas conheço pessoas que compram por EMS e nunca tiveram esse problema.

Alfândega e Impostos

Diferente de livros e mangás, figures estão sim sujeitos a encargos tributários. Porém, do meu circulo de amigos colecionadores de figures, poucos tiveram seus produtos taxados na alfândega (ela funciona num sistema aleatório de escolha de pacotes). A AmiAmi não altera valores das notas fiscais nem nada, mas simplesmente, por algum motivo, nunca pararam nenhuma figure minha, mesmo as bem caras. Caso suas figures parem na alfândega, estejam preparados para pagar um imposto de 60%, no mínimo, sobre o valor total (figure + frete). Só que não se preocupem pois isso raramente acontece.

O que eu preciso para comprar?

Uma conta no Paypal com um cartão de crédito válido registrado nela. Só isso. A AmiAmi trabalha em parceria com o Paypal para atestas a segurança das transações. Claro que é preciso fazer uma conta no site da AmiAmi também, principalmente por causa das pré-vendas… vamos falar já já sobre elas.

Como se procede as cobranças e o valor do frete?

O valor do frete não é dado imediatamente pela loja, já que varia bastante dependendo do peso, formato da caixa, tamanho da caixa, etc. Sendo assim, quando se compra uma figure a loja te envia um e-mail avisando que está ciente do seu pedido. Depois envia outro com o valor total (figure + frete) e um link para você pagar com o paypal. Basta pagar e eles te enviarão outro e-mail atestando o recebimento do pagamento. Por fim, um quarto e-mail será enviado avisando do despachamento da sua encomenda e do registro da mesma (se você tiver pedido registrado).

Pré-vendas

Ao navegarem no site da AmiAmi, vocês provavelmente irão se deparar com vários produtos em pré-venda e alguns deles, inclusive, esgotados ainda nessa fase. Pois é bom irem se acostumando. Figures muito requisitadas costumam ser postas em pré-vanda e devem ser compradas imediatamente, mesmo que seu lançamento seja só daqui a muitos meses. Mas não se preocupem, pois a AmiAmi só te cobra quando a figure for lançada (já que podem sofrer atrasos e etc). Então se você gostou e quer uma figure, já garante a sua pré-venda logo.

Dicas finais

Para fechar esse guia, nada melhor que dar umas dicas de acordo com a minha experiência pessoal. Por isso, a primeira delas é: “Mantenha controle sobre suas pré-vendas”. Podemos ficar um tanto deslumbrados com certas figures e acabamos comprando por impulso e esquecemos que para aquele mês X já existem umas 10 pré-vandas que tinham sido feitas antes. Crie um documento do Word ou Excel em que você tenha um controle de quando será o lançamento das figures que você fez pré-venda. Desse modo você sempre sabe quanto poderá ou não gastar nos meses futuros e programará melhor suas finanças.
Segunda dica: “Se uma figure que você queria esgotou, aguarde”. As vezes ficamos afobados e saímos procurando por tudo que é canto da internet até achar uma loja que ainda tenha a venda aquela figure que a gente queria. Mas acalmem-se. As vezes, quando as figures são muito procuradas, há uma renovação de estoque. Então o melhor é você aguardar pacientemente até que ela apareça de novo, e da próxima vez, fique atento para não perder a pré-venda.
Bem, é isso aí, pessoal! Espero que vocês tenham gostado. Ainda tem muito mais pra ser falado sobre o assunto por aqui, inclusive sobre dicas de figures pra comprar, etc. Por isso, fiquem ligados por aqui. Qualquer dúvida, podem postar nos comentários que, se eu souber responder, responderei.


0 comentários:

Postar um comentário

Next Prev
▲Top▲